sábado, 24 de março de 2012

Chico Anysio 1931 - 2012


Hoje dia 23/03/2012 às 14h52min, faleceu aos 80 anos de idade o humorista Chico Anysio de falência múltipla dos órgãos. Todos os brasileiros que se divertiram durante décadas com os personagens criados por Chico sentiram essa noticia. Os jovens humoristas e comediantes por sua vez estão se sentido órfãos, como muitos deles declararam.

Talvez você que lê nossos artigos fique perguntando: o que isso tem haver com o mundo Teológico? Que peso a morte de Chico trás a Igreja? É muito simples. Alguns dos personagens, dos mais de duzentos que o Chico criou, trazem estereótipos de alguns dos lideres evangélicos de nossa nação. Já parou para observar que esses lideres da “unção financeira” não são nada diferentes do Justo Veríssimo? São ricos, mas dizem que não tem nada contra a pobreza. Em contra partida o discurso deles diz justamente o contrario. Para eles a benção de Deus só parece se revelar sobre a vida dos que tem muito dinheiro. Dizem ser diferentes da Macedo e companhia limitada, quando na verdade o que eles são e só uma variação mascarada daquilo que antes se chamava teologia da prosperidade, hoje conhecida como unção financeira.

Lembro do dia que assisti um quadro com esse personagem onde ele cria um paraíso para os corruptos. O lugar se chamava: Corruptolândia. Quando um trabalhador honesto protestou ele mandou que todos na sala o perseguissem. Isso continua parecendo estranho a você? Então eu vou te fazer uma pergunta: em que Brasil você está vivendo? Em qual planeta é a sua Igreja que você ainda não viu nela os malefícios que esses “atos proféticos financeiros” tem abalado até a renda da sua Igreja enquanto esses camaradas estão andando em carros de R$ 450.000 mil reais? Parece que o grande Chico estava profetizando, não só contra o que estava vendo, mas também contra o que iria acontecer.

Não estou promovendo Chico Anysio a condição de Cristão ou Profeta. Mas afirmo que o que estes irmãos estão fazendo é algo tão pequeno que até um fumante que divorciou-se 5 vezes, conseguia ver que caminho patético esses homens iriam tomar. Não estão aqui dizendo que Pastor tem que ser pobre e andar de ônibus para demonstrar que é um homem espiritual. Um Pastor pode ser rico desde que sua riqueza não venha em detrimento do amor as ovelhas e da autoridade das Escrituras.
 
O que posso dizer mais? Quero por meio desse artigo Homenagear o “artista mais brilhante 
que o Brasil produziu” segundo as palavras de nossa presidenta. Mas não posso deixar de fazer lembrar que todo o legado da carreira de Chico foi justamente fazer com que os oprimidos sentissem alivio de suas opressões através do humor. O meu legado, “cooperando comigo o Senhor”, vai ser de trazer alivio absoluto para esses oprimidos nem que para isso tenha que denunciar até aqueles que são separados para o Sagrado ministério e por vários motivos acabam se vendendo a essas propostas absurdas e obscuras que nada condizem com a vida de um ministro fiel.

O Deus do céu é quem nos dará bom êxito !!!

SOLI DEO GLORIA !!!


Um comentário:

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Graça e Paz, passei por aqui para fazer uma visita em seu "espaço virtual", e aproveitando a oportunidade, lhe convido a visitar o [Blog do Ângelo], um blog que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico teológico sobre temas atuais e polêmicos". Visite e confira algumas das mais recentes postagens: BREVE HISTÓRICO SOBRE A TEOLOGIA ESCOLÁSTICA, UMA SÚPLICA AOS PASTORES, PARA NOSSA ALEGRIA, TEOLOGIA NÃO É COISA PARA QUALQUER UM!, REFORMA PROTESTANTE x CONTRA REFORMA, TV RECORD EXIBE POLÊMICA SOBRE O APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE: PSICOLOGIA & RELIGIÃO, DISNEY PRODUZ NOVO SEREADO: "BOAS PROSTITUTAS CRISTÃS", TEÓLOGA AFIRMA QUE JESUS PODE TER SIDO HERMAFRODITA, DO FUNDAMENTALISMO AO LIBERALISMO SEM PASSAR PELA REFORMA, DÍZIMO: POR QUAIS RAZÕES MALAQUIAS 3.10 NÃO DEVE SER APLICADO À IGREJA?, UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS, ROMPIMENTO COM O MOVIMENTO EVANGÉLICO, MASTURBAÇÃO É PECADO?, O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O SEXO?, ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO NOS TEMPOS DE JESUS, O QUE ESTÃO FAZENDO COM ALGUMAS IGREJAS?, FILME PORNÔ GOSPEL: ACREDITE SE QUISER!, e aínda você encontrará disponível outras inúmeras postagens organizadas em seções especiais, tais como: APOLOGIA, ATUALIDADES, CANÇÕES INCOERENTES, ESCATOLOGIA, HERMENÊUTICA, entre outras. Faça uma visita e confira: http://pbangelo.blogspot.com.

Fraternalmente em Cristo,

Ângelo S. Monteiro

Soli Deo Gloria