quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Igreja esqueceu! II

Essa semana, se não me falha a memoria, postei um artigo que destacava alguns pontos que este pregador acha que são nevrálgicos na conduta da Igreja brasileira. Hoje quero continuar a escrever mais alguns pontos sobre este assunto. Vamos lá! A Igreja esqueceu:

Esquceu que o Evangelho era maior que o evangelista. Quando Jesus Cristo designou a grande comissão, ele não condicionou a pregação aos ricos famosos ou midiaticos. Não! Muito menos deixou espaço para que o nome dos apóstolos se tornasse mais importante que o Seu. Eles fizeram do jeito certo. Veja, por exemplo, qual era a postura de Paulo escrevendo aos Filipenses por ocasião de sua prisão. Paulo deixou claro que sua prisão foi motivo de Alegria e não de tristeza, haja visto que os membros da guarda pretoriana estavam cientes de que a causa de sua prisão era Cristo. Fl. 1.12. Na Igreja tupiniquim... nós temos visto tantas aberrações que eu vou ficar com a excelência da piedade apostólica.

Esqueceu que a pregação é maior que o pregador. Quando Paulo escreveu a seu filho na fé, em II Tm 4.2, ele deixou claro que o conteudo da pregação é a palavra. Isso é um imperativo! Não foi dado como orientação a Timóteo que ele podia dizer o que achava, ou tinha que se apegar a regras cientificas. Não! Timóteo não tinha nemhum direito de auterar a pregação como feita no modelo apostólico. A palavra tem que ser pregada. Ele deve ser o conteudo da pregação. Outra coisa, o conhecimento ou nível academico do pregador deve ser reduzido a nada. A palavra tem que ser pregada, não existe opção.
O modo está no imperativo, não é um convite, é uma ordem.

Esqueceu que a Igreja é maior que o templo. Nunca vimos tanto dinheiro empregado na construção de templos cristãos como nesses 20 anos. Não que eu seja contra a construção de uma lugar para a Igreja adorar a Deus. Não que seja um pecado uma congregação dedicar as entradas financeiras para contruir um templo com um bom departamento de educação religiosa, ou uma escola para educação básica. Isso é muito útil! Mas não podemos esconder o fato de que é desprezível a enfase que nossos pastores estão dando a templos, a um ponto de caracterizar o sucesso de um ministério por causa do tamanho do templo onde se encontra a Igreja que você apascenta. A regra é clara! Onde esteverem os eleitos de Deus, ali estaremos nós, independente de ali ter uma catedral ou um terraço de uma casa, ou mesmo uma chopana de chão batido. A Igreja de Cristo é maior do que qualquer templo cristão. Seja a catedral de São Pedro ou as masmorras das casas pretorianas. Se ali está a Igreja, ali estaremos nós.

Por ultimo, mas sendo o ponto mais gritante, esqueceu que o Senhor é maior que o servo. Ouve uma tempo em que os homens andavam e as pessoas diziam: vejo que esse é uma Santo homem de Deus. Na Igreja moderna os homens se intitulam. O homem de Deus, profeta do Senhor, amigo do Espírito Santo, etc. O problema é que exatamente nessas igrejas onde a doutrina de Cristo é mais sonegada. Entre nessas ditas igrejas apostólicas e perceba que pouco de Cristo tem em seu culto e em sua pregação. As pregações são deploráveis. Os canticos são para massagiar o ego de gente doente, que não tem a capacidade de derramar seu coração na magnifica presença de Deus. Que não será confrontada com o o evamgelho de Cristo. Que nunca deixará de correr atrás de modismos e modelos por que não conhece o cocelho de Deus.

Me permitam um testemunho daquilo que vi. Não me foi contado, eu vi. Um desses apóstolos modernos em sua programação na TV, colocou uma videoclip de uma música que ensenava a passagem da fornalha de fogo ardente. Dn 3. Na hora que a música foi falar do quarto homem, uma imagem do dito apóstolo apareceu. Repito. Bem na hora de aparecer o quarto homem, apareceu a imagem do dito cujo. Irmãos, isso está acontecendo aqui. Não está longe. Falando de uma forma geral, Jesus está na porta da Igreja brasileira esperando que alguem abra para que ele possa entrar e ceiar com os que estiverem lá dentro.

Sem mais para o momento,
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, abra nossos olhos espirituais e resgate nossa nação.

No Nazareno,
Samuel Alves
O Pregador

Nenhum comentário: