sexta-feira, 13 de março de 2015

Os filhos da serpente

A guiza de introdução, não é minha intenção aqui fazer uma exegese do texto, mesmo entendendo que ela estará presente na minha fala, fala está que faço por amor a Igreja e não por raiva dos que a corrompem. Vamos ao texto.

Gênesis 3:1-5
1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Ficou claro para você por que a serpente? Se não ficou, uma pergunta: o que foi que a serpente fez aqui? Como foi que a serpente iludiu Eva? Quero deixar claro antes de tudo, que não é minha intenção retirar o pecado da conta de Eva. Nem dizer que a cobra foi a culpada de tudo. Minha intenção é dizer, pontuando alguns fatos que desde que Deus falou que o inimigo de nossas almas tenta perverter, por meio de pessoas astutas, as verdades eternas expressas pelo Soberano.

Quem são os filhos da serpente?
Os filhos da serpente é toda aquele que, como disse anteriormente, perverte as verdades divinas afim de que a vontade de outro, nesse caso do homem, seja feita em lugar da vontade do criador. Esses individuos surgiram durante toda história do povo de Deus. Sempre existiu aquele grupo de homens que não se contenta com Deus. Escrevendo a Timóteo, Paulo chama esses de réprobos quanto a fé. Ainda Paulo diz que os que ensinam de tal forma se tornam inimigos da Cruz.

Eu já tinha pensado sobre tais homens. Então fiz o que acredito ser o certo. Comecei a pesquisar desde quando esses homens apareceram. Descobri então que não havia um homem, mas uma criatura. O que sabemos dessa criatura? Ela estava sendo usada pelo diabo, nosso adversário.

Isto posto, o que é que de fato tu estás querendo dizer Samuel? é a sua pergunta. Estou querendo dizer que, em consciência ou não, o homem que muda a verdade de Deus para satisfazer a vontade de um homem ou de muitos. Esses que se dão títulos afirmando que é um novo nível de autoridade que "Deus" lhes deu, então o outro titulo não os cabia mais. Mudam a verdade de Deus na intenção de ser amigo de gregos e troianos. Querem servir a Deus, mas prestando gentilezas ao mundo. Não são amigos do mundo, mas respeitam os mundanos.

Não para por aí! O que isso gerou?
Que falava em evangelismo perverteu a evangelização, transformando-a em método. Quem falava de missão, transformou a missão em uma atividade política. Os que admiravam a liturgia transformaram-na em uma tradição morta ou em um show, feito para os impios gostarem de Igreja. Os que deveriam pregara a fé verdadeira estão sendo "gentis" aos que não tem nada que ver com as coisas de Deus.

Dois problemas: primeiro, esquecem que o cristianismo sempre foi perseguido justamente por ser contrario aos padrões do mundo, Ou como já diria Stott, uma contracultura. Segundo pecam contra a soberania de Deus. Acerca deste ultimo ponto, o que dizer? É certo que somos pecadores, mas intentar contra Deus dessa forma e mais clara evidência de nossa depravação.

Sem mais para o momento,
Que Deus levante profetas para apregoarem a verdade das Escrituras.

No Cristo de Deus,
Samuel Alves
O Pregador


Nenhum comentário: