sábado, 9 de fevereiro de 2013

Palavra Pastoral. Pr Andre Holanda

Amados: quando por ocasião da reportagem da Veja de São Paulo, que nós publicamos aqui, eu queria falar alguma coisa mais não achei a resposta certa. Para não incorrer em falar besteira, tentei dizer alguma coisa que fizesse sentido de verdade. Hoje, 09/02/2013, em pleno carnaval, encontrei no FB uma resposta dada pelo meu amigo Pr. Andre Holanda, que é pastor Batista aqui em Recife, Pernambuco.

Segue a palavra pastoral do servo do Senhor.

"É trágico que nas igrejas as pessoas rapidamente se cansem quando um estudo, homilia ou mensagem bíblica ultrapassam os 30 minutos. É esperado pelos ouvintes que o pregador opere o grande milagre de expor as verdades da Palavra de Deus entre 20 e, no máximo, 30 minutos. Mais do que isso é falta de bom senso! Como professor há 17 anos em instituições de ensino superior, percebo a tragédia que isso representa para o futuro do cristianismo a curto, médio e longo prazos. 


Na quase totalidade das igrejas, o período de tempo destinado ao estudo da Palavra de Deus e à pregação na igreja é em muito inferior aos padrões de ensino do mundo secular.
Ali, apenas uma aula de colégio ou universidade dura o mínimo de 50 minutos. Mesmo assim, no mundo secular, devido ao entendimento que dificilmente um professor conseguiria expor seu assunto do dia de forma satisfatória em 50 minutos, e desejando que seus alunos recebam o melhor preparo possível, colégios e universidades geminam as aulas. Por exemplo, Introdução à filosofia (das 13h às 14.40h nas 2as e 5as). Quase 4 horas semanais de um mesmo assunto. E os alunos assistem às aulas expositivas com atenção, anotam, às vezes perguntam, etc.


No mestrado e doutorado, as aulas funcionam, via de regra, num mesmo dia para cada matéria. São 4 aulas expositivas seguidas da mesma disciplina (por exemplo, das 8.30h às 12.30h). E os alunos assistem atentamente, anotam, indagam, etc.


A lógica das instituições de ensino é que, mesmo pra quem já é graduado, esse preparo adicional para a pesquisa é importante. Mas, quando se trata de estudar e aprender do Livro dos livros - a Palavra de Deus - nas igrejas, mais do que 20 minutos se torna cansativo. 30 minutos parece o limite do bom senso. Mais do que isso se torna um desrespeito ao auditório por parte do pregador. 


E os nossos ouvintes cristãos pós-modernos se perguntam: Será que ele pensa que a gente não tem o que fazer? Ele não sabe que estamos todos apressados para chegar em casa? Será que ele não entende que os tempos mudaram? Desse jeito esta igreja vai perder membros! Os nossos "clientes" frequentadores reclamam (e muito!). E, se demorou mais do que gostariam, eles se desligam mentalmente. Mas, converse com os mesmos membros das igrejas que são professores e professoras. Eles conseguem dar uma boa aula, dar conta do conteúdo proposto, formar o aluno, em 30 minutos? Claro que não! Eles e suas escolas sabem muito bem disso !


Ao longo de quase duas décadas de docência, vejo hoje que esse critério só vale mesmo quando se trata da pregação e do ensino da Palavra de Deus. Quanto ao ensino de qualquer outra coisa, as escolas continuam as mesmas, os cursos formas, informais e de capacitação continuam os mesmos, os cursos de graduação e pós não reduzem suas aulas - continuam os mesmos.


Este critério só vale quando chega aquela magra horinha semanal reservada para a Palavra de Deus. Não me admira o contraste atual que há entre os cristãos nanicos e esquálidos dentro (e fora!) das igrejas; e a robustez e pujança das mentes que empreendem em prol da vida e da intelectualidade secular. Há dois mil anos o nosso Senhor profetizou: "Quando vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?" (Lc 18.8). Isso não se aplica apenas aos não religiosos. É hora do povo de Deus rever suas prioridades. É hora de acordar para o que mais importa; para a melhor parte que nunca nos será tirada. Não é possível que na vida material tenhamos conhecimento nota 10 e na vida espiritual nosso conhecimento da palavra de Deus seja quase zero. Não é possível continuar tão cego! 

Chegou a hora de urgentemente reservar um tempo muito maior para aprender com a pregação e o estudo da Palavra de Deus nas igrejas se quisermos renovação de mentes e verdadeira saúde espiritual entre o nosso povo."


Irmãos, o texto está entre aspas por uma questão didática, mas expressa a razão pela qual homens despreparados, com pensamentos malignos e de caráter réprobo tem subido aos Púlpitos para fazer da Igreja uma fonte de renda e não aquilo que devem fazer: "apascentar o rebanho de Deus que está entre vós". Isso que vocês acabaram de ler é uma das causas desse ANALFABETISMO BÍBLICO.

Que o Deus de toda graça tenha misericórdia de nós. 

SOLA SCRIPTURA!

2 comentários:

IBJB disse...

O André Holanda é o pastor da Igreja Batista de Jardim Brasil, o nosso site é www.ibjardimbrasil.com.

Fique na Paz de Deus.

O pregador disse...

Obrigada por adicionar essa informação. Paz do Senhor.