quinta-feira, 26 de março de 2009

Guiados pelo Espírito Gl.5, 18-19

"mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei".

O apóstolo retorna a questão do Espírito como guia, que nos conduz a vitória, e segundo o próprio Paulo, nos conduz triufantemente. (IIcor 2, 14). O que devemos lembrar, é que existe uma vida além da guerra entre a carne e o Espírito.

Guerra não é um termo forte? Sua pergunta é honesta! O que eu quero enfatizar é a força dessa batalha sobre nós, e que existe uma vida além desse conflito. Quando o apóstolo Paulo volta a questão do Espírito, dessa vez ele não só esta apontando o Espírito como consolador, mas também, a função do Espírito em nos revelar:

1° Que somos livres da lei. v 18

2° As obras da Carne. v 19

No v 19, Paulo vai dizer que essas obras já são reveladas, e na ideia geral do texto, essa revelação quem faz é o Espírito. Logo, se sabemos quais são as obras da carne, o Espírito é quem nos faz essa revelação, que outrora não nos tinha sido revelado, por estarmos ignorantes pelo obscurecimento da lei. O mesmo Espírito é que nos revela que, para nós que somos salvos essa lei não existe mas. Ela é quebrada, ou cumprida, assim que nós cremos em Cristo pela fé, e o Espírito tem uma participação especial nesta obra.

Um comentário:

Que Ele cresça e eu diminua disse...

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados." (Romanos 8:14:17)

Fica bem claro neste texto quem é e quem não é guiado pelo Espírito de Deus.


Muito boa sua matéria.

Deus o abençoe.