sábado, 7 de outubro de 2017

O Evangelho e a pregação do Evangelho

Comecemos com a pergunta: tem diferença? Não seriam as duas coisas uma só? Tenho que concordar que isso deixaria tudo bem mais fácil. No entanto aprouve a Deus em seus decretos eternos fazer esses dois pontos separados e diferentes . Isto posto, vamos conversar sobre o tema de forma possamos esclarecer isso para você.

Não há da minha parte a intenção de esgotar o assunto. Seria um bom tema para livro ou artigo. Mas vamos nos debruçar sobre esse tema de maneira rápida, mas sem superficialidades. Nunca esquecendo que nossos posicionamentos buscam a confirmação Bíblica, e não o relativismo das suposições filosóficas.

O que é o Evangelho?
Evangelho é, como disse acertadamente o teólogo anglicano Graeme Goldsworthy, "a mensagem sobre Jesus em sua vida, morte e ressurreição. Acrescentaria aqui a encarnação, uma vez que tudo o que foi feito só podia ser feito por Deus. Sendo assim, a encarnação se torna parte sinequanon do organograma do Evangelho.

Isto posto,
O que é a pregação do Evangelho?
A pregação do Evangelho é o anúncio dessas verdades por meio do uso preparado, piedoso e espiritual da oratória. É bem verdade que podemos testemunhar o Evangelho e a salvação que ele nos revela de várias formas, inclusive com nossas obras pela fé, Tg. 2,18. Sem contar que testemunhamos também com nossa vida.

Definindo, ainda que com poucas palavras, se torna necessária algumas colocações.

1 - Cura, bem estar, realizações, projetos pessoais não se constituem pregação do Evangelho. Você pode chamar de palestra, mas não pregação. Pode chamar de conferência ou encontro mais não de culto. O que permeia a reunião dos crentes, ou a assembleia solene que nos chamamos de culto público é a exposição das Sagradas Escrituras com alvo de se anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

2 - Doutrinas, estudos e debates doutrinários ou de orientação ética não são por si só anúncio do evangelho. Note bem. Um pregador fiel a Deus e a sã doutrina pode falar por horas, sem cometer um único erro doutrinário, e ainda assim não pregar o evangelho. Lembre-se do conceito no 3º parágrafo.

3 - Se o texto não apontar para Cristo de forma clara, é competência do Pregador encontrar uma ponte. Com isso, quero fazer dois apelos, o primeiro é para os pregadores. Lembrem-se do que dizia o Dr Lloyd-Jones: só subam ao púlpito para pregar se vocês tiverem uma mensagem de Deus para pregar. Segundo aos ouvintes. Se a mensagem vos conduzir à cruz , que aconteça com vocês o que ocorreu com o peregrino; que os vossos fardos possam cair diante da glória do crucificado.

Lembremos da ordem do Senhor :
Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais vosso coração.

Sem mais para o momento, que o Senhor seja benevolente em seu favor, te fazendo ouvir sua doce voz.

No crucificado,
Samuel Alves
O Pregador

Nenhum comentário: