segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reforma Já!

Lendo o livro Teologia dos Reformadores, achei uma descrição, e creio que dá pra construir uma analise histórico-teológica do que vem a ser o que se chama de "fé evangélica" no Brasil.

"A sede de Deus às vezes em padrões bizarros de espiritualidade: zurrar na missa em homenagem ao jumento que Maria montou, tatuar o nome de Jesus no peito, sobre o coração, venerar hóstias sangrentas".

Me fale a verdade: o que você está vendo em quanto ler isso? Ou melhor, que imagem vem a sua mente enquanto você ler isto? Se você disser Igreja Brasileira acertou na mosca. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A Igreja brasileira retornou a essas práticas tipicas do catolicismo medieval. Se bem que debatendo um pouco sobre os efeitos da reforma no Brasil, concordei com um amigo quando ele disse que é bem capaz de o Brasil nunca ter deixado de fato esse tipo de conduta.

Tive a sensação de estar lendo um texto muito antigo, mas na verdade esse livro de T. George tem exatamente 25 anos. Não foi escrito na época da Reforma, nem foi escrito agora. Mas descreve de uma maneira absurda o que está acontecendo na Igreja Brasileira. Ninguém zurra imitando jumento, mais ruge como leão. Ninguém venera hóstia sangrenta, mas vai atrás da rosa ungida. E o que mais posso dizer, fizemos de Jerusalém o que os romanos faziam de Roma na idade media e o que os muçulmanos fazem de Meca. Não se deixe enganar. A coisa não mudou.

E tanto não mudou que nós rejeitamos o somente Cristo da reforma e retornamos a um papado Romano. A diferença é que os Papas romanos dizem ter sucessão apostólica. Os Papas atuais se denominam apóstolos e mais alguma coisa. Tem seus reinados, e não são denunciados por que, a exemplo dos Papas, estes homens são "representantes de 'Deus'". Estes mesmo, já que temos que profetizar contra tais práticas, rejeitam a carta de Paulo aos Gálatas, e trazem um evangelho prezo aos padrões judaizantes.

Mas vamos entender o problema teológico por trás disso. No fundo essa ideia de amar e defender Israel não é uma ideia nova que vem de uma mente  iluminada por uma "nova" unção, mas a mesma ideia medieval de que quem protege Jerusalém está Salvo. Não é outra coisa se não uma tentativa de barganhar a salvação, esquecendo eles que a salvação é pela graça por meio da fé somente. Não se barganha com Deus. Não se pode comprar a salvação.

Em fim, não me estenderei mais do que isso por que minha intenção é simplesmente fazer lembrar desses detalhes de nossa fé. Quero concluir do jeito que comecei citando mais um  trecho do livro que conclui esse pensamento e deixa claro o por que necessitamos de uma reforma.
" A maior realização da Reforma foi ter sido capaz de de redefinir essas ansiedades sob o aspecto de novas certezas,  ou melhor, velhas certezas redescobertas".

Que os nossos corações possam ser impactados com uma nova redescoberta do velho Evangelho.

Sola Scriptura!!!

Samuel Alves,
O Pregador


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Necessidade de Avivamento



Amados, aproveitei o fato de está on line em uma hora e dia que normalmente estou lendo, para fazer uso proveitoso do meu precioso tempo. Ouvindo as noticias percebo que dois problemas que estão acontecendo no Brasil. O Estado vergonhoso de nossa política e de nossas leis, e de maior e gigantesco problema a apostasia dos Sacerdotes e o analfabetismo Bíblico dos crentes. O que fazer, dizer ou esperar?

Pensando nisso me lembrei de um sermão que preguei no seminário, em 2006, se não me falhe a memoria no segundo semestre. O texto foi esse: Habacuque 1. 1-4

1 - O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 - Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
4 - Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.

O  que falar quando vemos uma suprema corte que rever seus conceitos depois de uma acurada investigação e depois de um profundo Julgamento. Como podemos analisar isso. Fica até difícil de produzir um bom texto em cima de tal assunto sem ter que se policiar para não perder o controle e começar a colocar a culpa nos partidos políticos e nos Magistrados do Supremo Tribunal. Mas existe algo que me impede de fazer isso. Esse problema não é só falta de Ética é falta de Deus.

Enquanto vemos o Brasil se perder em seus amores por Futebol e por música de péssima qualidade, vemos a Igreja se perder ouvindo, também péssima música, e se alimentando de um péssimo alimento. enquanto a corrupção governa o Pais, nos púlpitos encontramos homens hipnotizados com seu próprio umbigo, alimentados de sermões vindos da mente de seus lideres. Por outro lado Igrejas extremamente instruídas, mas onde não há nem fervor do Espírito nem Amor pelos perdidos.

E no me venha que essa história de "menino amarelo" dizendo que estou sendo infantil. Quando a Inglaterra estava morrendo espiritualmente, foi através da oração constante e pregação Bíblica que esses homens trouxeram de volta os bons costumes para a população desse pais. A história deixa claro, e em parte o Brasil está vendo isso, quando a Igreja se levanta coesa a coisa muda também do âmbito político e ético.

Foi clamando que o desespero de Habacuque se transformou em uma oração esperançosa.
Habacuque 3:1-2
1 - ORAÇÃO do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.   

Não tem para onde correr! Não há outra saída! Ou Deus Aviva a Igreja Brasileira, e faz ela volta para a Escritura, ou ele volta, por que outra forma não tem como. Neste momento eu oro pelos dois por que não acredito que haja mais nenhuma saída. Outra coisa não serve por que outra coisa não vai funcionar. Como não podemos produzir avivamento só orar por ele e neste caso orar com lagrimas.

De vosso co-servo   
Samuel Alves
O Pregador

SOLI DEO GLORIA