terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Doutrina a moda da casa

Esses dias, como já disse a vocês, tenho meditado sobre a carta de Paulo aos Colossenses. Uma das cartas da prisão. Tenho ficado encantado com a riqueza do texto, e pretendo expor alguma coisa do que estudei aqui. No entanto, uma coisa me chamou a atenção. A heresia de colossos é uma heresia dogmática. O Problema em colossos não é liturgia é doutrina.

Lembrei-me de escrever esse post hoje, lembrando-me dos poucos minutos onde estive conversando com o querido Rev. Aurivan Marinho, que é o mui-digno presidente nacional da amada Aliança Congregacional do Brasil, que também me lembrou de outro importantíssimo detalhe. Disse ele: o problema da Igreja Brasileira é uma crise na Dogmática. Concordei com ele de imediato. Ele está certo. Mas hoje, ainda refletindo o que o amado pastor disse, percebi que o problema é mais serio do que minha cabeça de estudante consegue imaginar.
Parte da fala do Rev. Aurivan, deixou claro isso. Toda vez que a Igreja se afasta da Dogmática ela só tem uma coisa como resultado: apostasia. Comecei a refletir e me lembrar do tanto de Denominações nesse país que acabam por não ter uma solida base em sua dogmática e começam a sucumbir a todo tipo de “histórias de velhas caducas” e por aí a fora. Estamos vendo o desmoronamento de denominações outrora ortodoxas, hoje se alimentando da lamacenta teologia liberal, se é que esse vomito de satanás pode ser chamado de teologia.

Estamos vendo Pastores outrora defensores de moral, dos bons costumes da teologia pastoral e se declinarem sobre o trigo podre da teologia da prosperidade, se é que esse culto ao homem pode ser chamado de teologia. Analise a Reforma. Além de voltar as Escrituras, os reformadores reformularam a Dogmática. Só assim a Igreja pode produzir confissões e catecismos e outros matérias que hoje se encontram nas prateleiras de muitas bibliotecas, porém cobertas com a poeira do esquecimento. Quando abandonamos a dogmática, abandonas a teologia que é bíblica. As doutrinas não são lucubrações de nossas cabeças. Não! Pelo contrario, são as raízes de nossa fé reveladas à nós por um Deus Soberana.

Para onde vamos? Onde isso vai parar. Deixe-me dar um exemplo para concluir. Esses dias colocaram um vídeo na Internet, onde um desses pastores que prega em Comburiu, derramar dois litros de óleo em si próprio na intenção de ter unção para dar ao povo. Amo meus irmãos Pentecostais, mas não acredito que isso seja um bom entendimento da doutrina do Espírito Santo. Falta Dogmática. Que Deus nos ajude a lembrar que uma Igreja cheia do Espírito Santo tem que ser também uma Igreja que “persevera na doutrina”.
Sola Scriptura!!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Ler comentários precisos e lastreados nas escrituras, como os seus, é sempre bom e me animam a seguir em frente, não aceitando as distorções doutrinária (dogmáticas) que encontramos à venda em cada esquina.
Lembro-me ainda dos bons debates e conversas de corredor, quando estávamos no seminário.

Abraços fraternos.

Pr. Rubem Duarte