segunda-feira, 10 de junho de 2013

Feliz dia do Pastor!

Introdução
Uma pergunta, o que Deus requer do Pastor? Muitas coisa coisas estão passando na sua cabeça! Coisas do tipo: santidade, honestidade, integridade, fidelidade, simplicidade, amor, humildade, em fim, tudo o que você está pensando está correto. No entanto, segundo as Escrituras só existe uma coisa que Deus cobra dos pastores, que eles apascentem as ovelhas “do rebanho de Deus”.
É isso que encontramos na primeira carta de Pedro. Uma ordenança. Mas para melhor entendermos esse texto, vamos nos ambientar com essa carta.

Elucidação
Autoria: Alguns eruditos defendem que esse Pedro não seja o Apóstolo, indicando que esse Pedro era um presbítero, e não o apóstolo. No entanto, nós concordamos que esse Pedro era de fato sim o apóstolo, por que mesmo se apresentando no verso 1 declarando que é “presbítero com eles”, isso não tiraria dele sua autoridade Apostólica, pelo contrario só daria a essa função maior característica pastoral. Sem contar que ele assina a carta deixando claro que é um apóstolo de Jesus Cristo.
Data: 60 – 68 d. C.
Propósito: Encorajar os Cristãos perseguidos e confusos a permanecerem unidos e firmes na fé.
Verdades fundamentais:
·         Os cristãos tem o maravilhoso privilégio de ver a grande salvação de Deus em Cristo.
·         O privilégio da salvação trás consigo diversas responsabilidades importantes.
·         Os cristãos devem ser santos, amar profundamente uns aos outros e se consagrarem para gloria de Deus.
·         Os relacionamentos dentro e fora da Igreja devem ser mantidos de acordo com os padrões de Cristo, e não de acordo com os padrões do mundo.
·         Os cristãos devem encarar o sofrimento como seguidores de Cristo na perspectiva correta.

Desenvolvimento
Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós... Embora Pedro fosse apóstolo, isso ele deixou claro no em 1,1, aqui ele enfatiza sua comunhão e solidariedade com os presbíteros (pastores) que serviam a igreja sob a tutela dos apóstolos, pregando a mesma mensagem e doutrina, anunciando Cristo como Único Senhor e Salvador do mundo. Nesta fala o apostolo deixa claro que o seu serviço e o serviço pastoral eram um só. Mesmo sendo apostolo, Pedro não usou isso para se afastar do serviço Pastoral e da comunhão com os Co-servos. Por isso os Santo Apostolo declara Eu, presbítero com eles.
...E testemunha dos sofrimentos de Cristo... Pedro mostra agora que sua autoridade era legítima tendo em vista que ele era testemunha ocular do sofrimento de Nosso Senhor, e segundo a autoridade apostólica, ser testemunha era o pré-requisito máximo para o ministério apostólico. No entanto Pedro sabia que muitos daqueles presbíteros também tinham sido testemunhas do sofrimento do Mestre, isso leva a um outro patamar porque, já que eles eram testemunha do sofrimento, eles também seriam co-participantes da Glória que há de ser revelada. Em 4,13, o princípio de           que a participação do sofrimento de Cristo também é a participação da sua Glória, é reiterado neste verso. Pedro fala isso porque testemunhar a morte e a ressurreição de Cristo foi para Pedro participar da dor e da exaltação. Para Pedro esse fato gabaritava tanto eles como ele a pregarem a palavra de Deus e apascentar o rebanho do Senhor.
...Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós... Duas coisas precisam ser consideradas aqui: 1- Pastorear não uma opção, é uma ordem. Não é uma ordem para todos, mas todos os que são chamados para essa missão não podem se iludir com outras coisas, mesmo que momentâneas, mas elas não podem embaçar a visão do Pastor.  O verbo pastorear se apresenta aqui no modo imperativo, que pode ser também modo de convite. No entanto aqui o verbo se apresenta como uma ordem inquestionável. 2- O texto deixa claro que o rebanho pertence ao Senhor. Por esse motivo Pedro cobra, ou melhor ordena que esse pastoreio deve ser feito não por constrangimento mas espontaneamente porque nenhum homem pode pastorear a igreja de Deus se isso for feito por constrangimento de terceiros mas por decisão e entrega pessoal, consciente e constante.
...Nem por sórdida ganância, mas de boa vontade... Porque aquele que pastorear não deve esperar desta terra ou dos homens sua recompensa, mas fazer de boa vontade com coração sincero porque esta função deve ser feita por amor, mesmo em momentos onde não se veja recompensa ou motivo.
...Nem como dominadores dos que vos foram confiados... Porque a função do pastor não pode se comparar com 
...Tornando-vos modelo do rebanho... Porque esse é o modelo de Deus para o pastoreio do Seu povo. Porque tanto no velho como no novo Testamento os homens escolhidos por Deus para guiarem o povo sempre foram escolhidos para ser exemplo para o povo, e por meio do exemplo guiar o povo a vontade de Deus.
...Logo que o supremo pastor se manifestar... Sem sombra de dúvida esta frase está fazendo uma alusão a Cristo já que a escritura deixa claro que Ele é o Pastor e Bispo das nossas almas. A palavra grega é perfeitamente traduzida como Supremo Pastor deixando claro que ele é o Modelo Perfeito e Eterno para a excelente obra que exercemos.
...Recebereis a imarcecível coroa de Glória... Duas coisas devem ser destacadas aqui: 1- A expressão Coroa, os gregos usavam duas palavras para a expressão coroa a primeira era diadema que é o termo que faz referência a coroa dos reis feita de ouro com joias brilhantes e a segunda era stefanus, que era a coroa feita de louro que era colocada na cabeça do atleta. 2- A ênfase dessa frase está na palavra Glória enfatizando a realidade de que a recompensa do pastor vem do céu, unicamente do céu, e só acontecerá quando Cristo que é o Supremo Pastor se manifestar em Glória. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minha Resolução

Certo dia ouvindo via You Tube um Sermão sobre Cl 3.1-4 do meu querido Rev. Mauro Meister, concordei com ele quando ele chamou os santos de Deus que estavam ouvindo o sermão para observarem as Escrituras e observarem onde estavam errando e fizerem resolução do que necessitavam mudar. Eu fiz, eis ai o resultado.

Eu sou, como disse C. S. Lewis, um filho de Adão. Sou responsável pelos pecados que cometo por causa da filiação que tenho. Adão é meu pai, e a conduta que tenho por causa dele é culpa minha. Eu sou Caim. Nunca mataria meu irmão, mas a cruel capacidade de fazer isso está naquilo que originalmente sou. Sou um humano que não acreditou na mensagem de Noé e morreu por causa do diluvio.

Não sou Jacó. Nunca roubei ninguém, mas não duvido que no meu interior esse desejo esteja de algum modo distante. Também sou Esaú, que mesmo tendo a benção da primogenitura, em algum momento devo ter trocado tosa essa benção por algum momento de satisfação pessoal. Sou os outros irmão de José, que mesmo não tendo vendido o meu irmão, mas tenho o pecado que pode causar inveja no meu coração contra os meus irmãos. 

Não estive no Egito, mas com certeza sou um daqueles israelitas que desejou a as cebolas do Egito a ter que depender de Deus, e comer uma boa refeição de carne branca e pão sem fermento. Nunca venderia a mensagem do Senhor. No entanto não posso dizer a ninguém que sou diferente de Balaão. Eu não vi as bençãos de Canaã, mas me conhecendo bem acho que não acreditaria no relatório de Josué e Calebe.

Não vivi no tempo dos Juízes, mas com certeza faço parte de uma geração que não conhecia o Senhor. Muitos dos severos castigos que eu enfrento, com toda certeza, sempre vem por que eu viro as costas para o Senhor meu Deus. Não sou nenhum dos filhos de Eli, mas minha natureza não repeli com a força necessária esse tipo de pensamento. 

Não sou Saul,  mas muitas vezes sou cobarde como ele. Não sou Davi, mas as vezes quero fazer contagens que só vão engrandecer meu ego. Não sou Salomão, mas as vezes mesmo recebendo sabedoria que vem do alto, faço muita besteira.

Em fim ...
Depois de obedecer o que Deus tinha falado através de seu servo, descobri que sou não vou para o inferno por que sou uma coisa só: VIVIFICADO DA MORTE, QUANDO AINDA ESTAVA MORTO EM MEUS DELITOS E PECADOS.

Veja quem eu de fato sou:

Efésios 2:1-10
1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Samuel Alves
O PREGADOR

SOLA GRATIA, SOLI DEO GLORIA!!!