sábado, 29 de outubro de 2011

Salmo 42-43 Parte II

A minha alma esta profundamente triste... E me lembro de ti... A alma estava triste. Ele não podia buscar a presença de Deus nem estar em sua casa. Logo começou a pensar em Deus para suavizar sua tristeza. A lembrança das alegrias da casa de Deus estavam servindo de consolo para alguém que agora não podia, por inúmeros problemas, chegar a casa de Deus e estar em sua presença.

Abismo chama abismo... Tuas cachoeiras e tuas ondas. Abismo e abismo indicam a profundidade das calamidades ocorridas na vida do salmista. O salmista não tinha nenhuma outra coisa para comparar a profundidade de sua miséria. Na Bíblia as águas, ondas tempestades indicam caos e devastação. As palavras do salmista estão descrevendo o nível de angustia que sua alma vive, e toda desgraça que ocorreu em sua vida.

De dia me concede sua seu amor... O substantivo pode também ser traduzido por bondade e/ou misericórdia. O verbo aparece no futuro, entretanto, podemos traduzi-lo no pretérito o que significa que o salmista estava contando os benefícios do Senhor para enfatizar a sua situação miserável. A oração do Salmista também pergunta, porque te esqueceste de mim, e esta frase indica a situação de alguém que está tão desesperado que só pode orar de forma absurda, já que um verdadeiro filho de Deus sabe que nunca será esquecido por ele. “Esquecer é um verbo que só existe na Bíblia para que os Santos entendam qual é a ação de Deus em relação ao pecado dos seus escolhidos, e para falar de forma suave sobre nossa apostasia.

Esmigalham-se-me os ossos... Acerca desse verso um dos reformadores dizia: “o salmista afirma que a tristeza que ele experimentava, provinda das afrontas de seus inimigos, lhe feriam mais do que se a tortura fosse perfurar seus ossos a ferro. Como vimos antes, essa pergunta é a maior das torturas para um crente que verdadeiramente confia em Deus.


FIDES REFORMATA !

Nenhum comentário: