segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Por que e mais algumas coisas

Vamos começar devagarzinho, mas com força. Sou Batista de nascimento, educação, batismo, formação e convicção. No entanto uso gola clerical, peitoral, sendo uma cruz latina ou celta, e sempre que o momento deixa, toga genebrina também. Quando fui certa vez criticado por isso, decidir refletir se meu desejo consciente não era uma resquício de catolicismo romano no meu coração.

Foi quando percebi duas coisas:
Primeiro, NUNCA FOI CATÓLICO ROMANO.
Segundo, a minha geração é extremamente simbolista.

Depois de me lembrar desses detalhes continuei minha reflexão, orientação que recebi de um velhinho que apesar de não ser sacerdote me deu um conselho que aplico ao exercício de minha chamada ao sagrado ministério. "quando sua reflexão chegar a um lugar, reflita mais. Você pode estar errado". Partindo dessa orientação, cheguei a outra conclusão e essa teve respaldo histórico.

O Evangelicalismo americano que evangelizou o Brasil, e louvado seja Deus por isso, tirou de nós aquilo que já tínhamos pouco. Deixe-me lembrar que quando os protestantes chegaram no Brasil e conseguiram seu espaço receberam muitas ordens e uma delas era referente a aparência dos templos que não poderiam ter sino e nem aparência de templo. Em um momento, não se sabe ao certo onde, a falta de simbolos plenamente cristãos, de respeito a liturgia se tornou uma marca do evangelicalismo brasileiro, de modo que um pastor pode usar um terno carissimo, mas não uma alva ou toga. Tornando portanto essa circunstancia uma marca distintiva do evangelho, qiando na verdade não era isso.

Não quero convecer ninguem a começar a usar, mas acredito que essa falta de endentidade historica tem atrapalhado muitas areas da igreja. Isto posto, quero listar alguns pontos que acredito serem a razão disso.

Primeiro, falta de conhecimento da História da Igreja.
Lembro de amigo de seminário, que fez sua monografia de conclusão de curso sobre os Batostas e a fé reformada. Quando ele aplicou sua pesquisa para saber se entre os Batistas alguns dos pastores concordava com os cinco pontos do calvinismo, teve pastor que nem sabia o que era isso. Tudo bem não ser calvinista, mas daí não saber desse tipo de coisa é demais. Quando falei sobre estudar a História da reforma teve um pastor que disse a mim que não tinha muito a ser estudado sobre isso.....

Segundo, falta de conhecimento sobre a história da igreja. Como um pastor sobe no pulpito de uma Igreja Batista, sem saber pelo menos quem foi Charles Spurgeon? Como um pastor sobe em um pulpito Congregacional sem saber quem foi Jonathan Edwards? Isso só para ilustrar. Homens que não conhecem o por que de seus comportamentos, e acabam transformando em doutrina o que é comportamento e não ensinamento.

Terceiro, falta de visão missionária. O deus deles é o proprio ventre. Eles acham que a construção de um templo é mais importante do que a mamtençãos dos obreiros no campo missionário. Investem tudo neles proprios e quando a obra pede eles ignoram. Servem a Mamom!

Quarto, falta de conhecimento da sã doutrina. Eu sei que minha geração é analfabeta das Escrituras, mas elas são por que seus pastores são. Sei que ainda existem homens que,  mesmo sem dominio de linguas bíblicas, eu sou um deles, gastam seu dinheiro em bons comentários e leem o dobro para compensar sua deficiência. Mas a maioria são homens pseudo intelectuais pregadores de sermão de internet. Não gastam tempo para fazer um bom sermão. Não se reciclam, não se tratam. Bem vestidos no corpo, mas despreparados no coração e na mente.

Quinto, falta vocação miniterial. Eu tenho 28 anos de idade. Prego desde os 16, e toda vez que eu revelo que quero ser pastor de tempo integral, das coisas mais educadas que escuto é : "tens coragem". Somos um grupo desacreditado! Por que? Tem não vocacionado colocando "morte na panela". Sermões bonitos de ouvir, mas sofríveis. Como diz o Rev. Hernandes Dias Lopes, alimentando o rebanho com sopa rala. Oram pouco! Gritam demais! Ensinam pouco! Enganam demais! Servem pouco, mas cobram muito. Filhos da serpente! Distorcem a verdade levando homens a pecar.

Tem solução? Tem!
Qual? Um poderoso avivamento.
Como?
Primeiro, nós oramos.! Avivamento não se começa nem se constroe, se pede. Avivamento vem de cima, Deus é quem executa na terra. Não é fabricado aqui. Tem origem divina. Se pedirmos ele manda. No mesmo, Brasil só um avivamento para da jeito.
Segundo, nós agimos. Quer ver um avivamento começar, coloque um homem em chamas no pupilto, e as pessoas virão ver o fenomêno, e o Espírito santo vai fazer o resto.

Em Cristo,
Samuel Alves
O Pregador

PS.: desculpem algum erro, estou usando aparelho móvel.