terça-feira, 26 de agosto de 2014

Respondeu, porém, Micaías:...

" Respondeu, porém Micaías: Tão certo quanto vive o Senhor, o que meu Deus me disser isso falarei."
Esses dias, duas coisas vieram a minha mente enquanto colocava alguns compromissos de Pregações e palestras em minha agenda. Quando percebi duas coisa: minha leitura anual vai terminar com deficit e faz pelo menos um mês e meio que eu não post nada.

De lá pra cá muita gente nasceu, muitos morreram, inauguraram o templo de salomão, que na verdade é igual ao de Herodes mas é da IURD. Em fim, muita água passou de baixo da ponte. Mas os problemas continuam os mesmos e só aumentam exponencialmente. Pensando no que abordaria lembrei do velho desafio da atividade da Poimênica, ou da atividade Pastoral. 

Para isso quero expor aquilo que é fruto de minhas meditações. Esses dias, meditando no segundo livro da Crônicas, me deparei com a morte de Acabe depois de uma tentativa de aliança com Josafá, que trouxe para este castigo da parte de Deus. Mas quero falar de um homem, que a primeira analise é um homem comum, mas faz aquilo que está em falta nos nossos dias, na vida daqueles que não poderia estar.

No v. 4, Josafá chama Acabe a Ouvir a palavra do Senhor. Os profetas, 400 homens, v. 5 dão uma palavra favorável a investida militar que Acabe havia planejado. Por algum motivo, que não fica claro no texto, Josafá pergunta se não há ali um profeta de Deus para ser consultado v 6. Acabe fala que esse homem nunca dá um parecer positivo a ele. Exortado por Josafá, ele manda chamar Micaías v 7. Acabe recebe uma palavra falsa por parte de Zedequias v 10. Nos vs 12 e 13, O mensageiro o incita a fazer o que os demais estão fazendo. Diz ele: a uma voz...predizem o exito. Fala o que é bom.

Aqui começa nossa reflexão.
Quero destacar três coisas sobre Micaías que extrair e apliquei a minha vida:

1- Ele tinha Intimidade com Deus. v 13 ...o que o meu Deus...

Micaías não estava comprometido com as loucuras do rei, não por que era um esquerdista revolucionário que se converteu ao cristianismo e quer revolucionar fazendo diferente. Não! Ele não ia falar o que o rei queria ouvir por que a turba estava fazendo isso. Ele ia falar por que o Senhor era o seu Deus. Quando Moisés proferiu o Shemá Israel, esse era o pensamento que o Espírito tinha soprado em seu coração, o Senhor vosso Deus é o único Senhor. Micaías vivia isso. Ele não disse a acabe algo favorável por que ele sabia que não era isso que o seu Deus estava dizendo, apesar de todos estarem dizendo isso. Micaías tinha um Deus. 

2- Ele tinha Dependência de Deus. v 13 ...o que o meu Deus disser, isso falarei.
Micaías não falou o que o rei queria por que era bom teólogo e não queria dar um tustão de seu conhecimento. Ele não falou o que o rei queria que ele falasse por que ele dependia do Rei. Ele precisava de Deus para poder falar o que Deus queria que ele falasse. Ele não falava baseado em sua autoridade, mas na autoridade de Deus. Ele era um profeta e como tal só falava o que Deus o autorizava a falar. D. Martin Lloyd-Jones escrevendo a introdução de seu comentário do sermão do monte, ele diz que só pode entregar uma mensagem de Deus, quem tem uma mensagem de Deus. Ele dependia de Deus.

3- Ele tinha Fidelidade à Deus. v 13 ... tão certo quanto vive o Senhor, o que o meu Deus disser, isso falarei.
A fala de Micaías deixa claro ao mais simples dos leitores que ele estava disposto a falar a palavra de Deus esta sendo agradável ao rei ou não. Foi a fidelidade que o livrou de dizer o que todo mundo estava dizendo, já que ele mesmo viu que aquele ato era a operação de um espírito mentiroso v 21. Foi fidelidade a Deus que fez com que ele tivesse compromisso de só falar a palavra de Deus. Os homens que estavam dizendo a Acabe que ele teria vitória a palavra, mas não era a palavra de Deus. Ele foi fiel a Deus e a sua palavra.

Escrevi este artigo ouvindo vários sermões pregado por dois tipos de homens. Os que pregam sobre a palavra de Deus, e os que pregam a palavra de Deus. Ao mesmo tempo, enquanto ouvia os que pregam sobre a palavra, em vez de pregarem a palavra, fiquei pensando em alguns amigos preadores da palavra de Deus, que nunca vão ter um programa de televisão, mesmo merecendo ser ouvido por todos devido ao seu fervor e fidelidade ao texto sagrado. Que talvez nunca escrevam um livro ou sejam professores das melhores universidades. Mas sei que são homens mais honrados que eu, e do que muitos dos que estão na midia como caciques de uma religião, transformando o cristianismo em seita.

Pensei neles, não por que sejam infieis mas no desejo de que Deus os conserve, ou melhor, nos conserve fieis ao proposito de glorificar seu santo nome através da exposição da santa e poderosa palavra de Deus.

Em Cristo: 
Samuel Alves 
O Pregador