quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A gente guenta


Esses dias tenho escutado muito a mesma informação de diferentes formas, de diferentes pessoas, mas com a mesma preocupação, acerca da crise pastoral na Igreja atual. A informação é bem simples, podendo você discordar dela ou não. Essa época será uma das mais difíceis de exercer ministério pastoral.
Duas perguntas eu me faço: primeiro quem disse que foi fácil algum dia? E segundo, por que será mais difícil do que já é? Tenho visto uma onde de obreiros andando na contra mão do ministério para o qual foram vocacionados. Jovens seminaristas querendo ensinar a obreiros mais velhos como serem pastores. Tudo bem que Deus levantou Samuel para exortar o velho sacerdote Eli, no entanto, humildade nunca é demais. Estamos sendo arrogantes onde deveríamos ser humildes, e omissos onde deveríamos falar.

Ser Pastor nunca foi fácil. Ser chamado para o sagrado ministério nunca foi para fracos ou espertalhões. Pense comigo quantos desocupados Deus chamou? Quantos desempregados Jesus vocacionou para serem apóstolos? Bem diferente de hoje que essa onda apostólica está ordenando qualquer ator de picadeiro para ser Pastor, aparados na desculpa de que “quem estar diante das multidões tem que ser pastor”.

Por outro lado, o secularismo tem tornado tudo muito difícil para a fé. Não importa se você vai ser Pastor, Diácono, Presbítero ou Bispo. No que se diz respeito a fé, tudo tá muito difícil. Existe um detalhe que normalmente as pessoas que vem conversar comigo acabam por esquecer. Primeiro, Pastor foi feito para viver na dificuldade. Esse negocio de vida fácil pra Pastor só funciona na cabeça vazia da desgraça da teologia da prosperidade, que eu não sei que inventou que esse câncer do inferno no seio da Igreja. Ela é contraria a tudo que é doutrina, aos solas da reforma.... Voltando a questão da vida pastoral devemos nos lembrar do que é real.

Não quero dizer que as dificuldade não são reais, mas preciso trazer a memória o que me da esperança. A dificuldade é real. Mas a grandeza da chamada também. Em todo tempo da história da Igreja ser Pastor foi difícil. No entanto, conosco sempre esteve o braço do Senhor. Tenho escutado tatos lideres de segmentos denominacionais dizendo que a coisa tá difícil que decidi terminar esse post lembrando aos irmãos que ainda professam a verdadeira fé e fazem isso com honestidade, por que tem uns que professam, mas são desonestos, que continuem firmes e constantes sempre abundantes, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.