sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pensamentos

Tive a alegria de estar ministrando ontem na igreja onde meus pais iniciaram sua carreira na fé. O tema que me foi dado pela igreja para explanar foi pesado e polemico do jeitinho que eu gosto. Durante a exposição tive um fleche em minha memoria pareceu mais uma loucura, mas confirmou o que está em mim por que faz parte de mim: tem, de fato, alguma coisa errada.

Dom Robinson Cavalcanti (in memoria) escrevendo, um dia disse que minha geração não tinha heróis. Foi criticado pelos medíocres e aplaudido pelos sábios. Algum tempo depois começamos a conhecer homens sérios que nunca desistiram da palavra de Deus nem de lutar contra as falsas doutrinas. Hoje, passados uns 6 anos, descobri o que de fato está acontecendo: minha geração não tem heróis por que não quer heróis.

Na verdade afirma que minha geração não que heróis é muito exagero. Entretanto, os heróis que minha geração quer são os indivíduos mais medíocres que existem. São nacizistas, arrogantes... pra resumir, tudo o que está escrito em II Tm 3. O pior é que quando falo da minha geração não estou falando dos impios e sim dos crente. Os lideres que os crentes cansam de "tietar" são assim. 

Transformaram a Igreja em uma boate e oi culto em um show. Aí você deve dizer: "mas isso não acontece em sua Igreja". E eu pergunto " por que nossas igrejas estaria distantes dessas aberrações, se os nossos membros gostam desse tipo de coisa? " Seria muito infantilidade achar que esses indivíduos não vão conseguir atrapalhar nosso trabalho serio.

Não quero falar mais que isso. Estou em tempo de leitura e reconstrução. Mas uma coisa é certa e não vai mudar: sou um Fides Reformata e continuarei olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé.

Fides Reformata!!!

Samuel Alves
O Pregador

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jesus acalma a tempestade

A Pedagogia das Tempestades
Marcos 4, 35-41
Elucidação
Autor: João Marcos. Provavelmente ele era aquele homem que saiu correndo nu, após levar uma surra de um homem endemoniado.
Propósito: Apresentar as boas-novas de Jesus a um público essencialmente gentio por meio da narração do testemunho dos discípulos a respeito dos fatos notáveis sobre a vida, a morte e a ressurreição de Cristo.
Data: Aproximadamente, 61-69 d. C.
Verdades Fundamentais
·         Jesus era o aguardado messias de Israel.
·         Jesus se revelou de modo especial aos seus doze discípulos.
·         Jesus demonstrou que era o filho de Deus.
·         Jesus resistiu ao reconhecimento público para sofrer e morrer em amor do seu povo.
·         Jesus mostrou-se muito interessado em estender a salvação aos gentios.
·         A expansão das boas-novas acerca de Jesus exerce poder sobre o mal.

Uma verdade absoluta que não se pode mudar ou alterar. DEUS ESTÁ NO CONTROLE!

As tempestades são inevitáveis, imprevisíveis, inadiministráveis e pedagógicas. 
Quando Jesus mandou que os discípulos fossem para a outra margem do mar da Galileia, os discípulos obedeceram. O mar da Galileia, ou Lago de Genesaré, ficava no vale das montanhas de Golã. Essa região ficava aos pés do monte Hermom, que a maior montanha de Israel. Os ventos gelados vêm de lá de cima e descem até o mar. Quando aquele vento frio bate na superfície e, mesmo com o céu claro, a tempestade chega.

Contexto Anterior
O contexto claramente coloca que Jesus havia anunciado o reino de Deus durante todo o dia.

Contexto Posterior
O contexto posterior mostra claramente três coisas: Jesus tem poder sobre os demônios, sobre as enfermidades e sobre a morte.

O Reverendo Hernandes Dias Lopes chega a uma resolução acertada. Ele afirma que esse texto se desenvolve em cima de três perguntas:
Não te importa que pereçamos?

·         Por que vocês são tímidos? Não tendes fé?
·         Quem é este?
A pergunta é: se Deus é bom, por que as tempestades ocorrem?
A resposta é simples: por que ele quer nos ensinar. Ele quer nos trazer para mais perto dele. Ele quer fazer com que os nossos olhos vejam ele. Ele quer se revelar a nós de uma forma que nós não nos esqueçamos.

Uma verdade absoluta que não se pode mudar ou alterar. DEUS ESTÁ NO CONTROLE!