sábado, 29 de outubro de 2011

Salmo 42-43 Parte II

A minha alma esta profundamente triste... E me lembro de ti... A alma estava triste. Ele não podia buscar a presença de Deus nem estar em sua casa. Logo começou a pensar em Deus para suavizar sua tristeza. A lembrança das alegrias da casa de Deus estavam servindo de consolo para alguém que agora não podia, por inúmeros problemas, chegar a casa de Deus e estar em sua presença.

Abismo chama abismo... Tuas cachoeiras e tuas ondas. Abismo e abismo indicam a profundidade das calamidades ocorridas na vida do salmista. O salmista não tinha nenhuma outra coisa para comparar a profundidade de sua miséria. Na Bíblia as águas, ondas tempestades indicam caos e devastação. As palavras do salmista estão descrevendo o nível de angustia que sua alma vive, e toda desgraça que ocorreu em sua vida.

De dia me concede sua seu amor... O substantivo pode também ser traduzido por bondade e/ou misericórdia. O verbo aparece no futuro, entretanto, podemos traduzi-lo no pretérito o que significa que o salmista estava contando os benefícios do Senhor para enfatizar a sua situação miserável. A oração do Salmista também pergunta, porque te esqueceste de mim, e esta frase indica a situação de alguém que está tão desesperado que só pode orar de forma absurda, já que um verdadeiro filho de Deus sabe que nunca será esquecido por ele. “Esquecer é um verbo que só existe na Bíblia para que os Santos entendam qual é a ação de Deus em relação ao pecado dos seus escolhidos, e para falar de forma suave sobre nossa apostasia.

Esmigalham-se-me os ossos... Acerca desse verso um dos reformadores dizia: “o salmista afirma que a tristeza que ele experimentava, provinda das afrontas de seus inimigos, lhe feriam mais do que se a tortura fosse perfurar seus ossos a ferro. Como vimos antes, essa pergunta é a maior das torturas para um crente que verdadeiramente confia em Deus.


FIDES REFORMATA !

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Salmo 42

Salmo 42-43

Elucidação

Os crentes em todas as épocas enfrentam, em alguns momentos de suas vidas, certa falta de animo para buscarem a Deus, mesmo que não estejamos enfrentando dificuldades.
Por outro lado, quando as dificuldades chegam, qual deve ser a ação de um servo de Deus diante dela? Como eu tenho que me comportar quando os meus adversários conseguem me afastar da presença de Deus? Como permanecer firme?
O salmo em questão, fala de um momento na vida de seu escritor, onde ele está afastado da cidade de Jerusalém, onde estava o Templo do Senhor, o local de toda adoração. Logo, o salmista em questão, a quem uns acham que é Davi e outros os filhos de Coré, estava impossibilitado de estar na casa de Deus, Adorando ao único
É Fácil perceber que o Desejo que ele tinha por estar de volta a casa do Senhor, e a forma de sua oração nos VS 9 e 10, indicam que ele sabia que Deus o estava julgando. Mesmo afastado da presença de Deus. Mesmo apenas com lembranças dos tempos passados. Mesmo sendo humilhado por seus inimigos e sabendo que Deus estava usando aqueles inimigos, ele declara em todos os seus REFRÕES: eu o louvarei por sua salvação.


Desenvolvimento


Como o servo brama pelas águas
, O Angustiante bramir do cervo parece está em destaque aqui. Sendo de uma constituição ardente e sanguínea, ele sofre muito com a sede em regiões orientais. Ele procura pelo manancial de águas com intenso anseio.
...assim minha alma tem sede de ti o Deus. “O reformador francês, João Calvino, disse:” ao dizer que bramava pelo Deus vivo, não devemos entender isso meramente no sentido de ardente amor e anelo por Deus; e, sim, devemos lembrar-nos de que maneira é que Deus nos atrai e por quais meios ele conduz nossas mentes para o alto. Em outras palavras é Deus quem nos atrai com uma sede indescritível de sua presença.
A minha alma tem sede do Deus vivo... Mais uma vez o salmista está descrevendo sua sede pela presença de Deus. A pergunta "quando entrarei..." é mais uma prova incotest de que esse salmista está distante do seu lugar de cultuar ao Senhor. Essa distância é tão humilhante que ele chega a afirmar: minhas lagrimas são meu alimento. Este termo indica uma situação de exílio, onde os inimigos do povo de Deus os faziam lembrar de que eles estavam distantes do tabernáculo, e que Deus tinha se esquecido dele. Se ele falou de alimento, é provável que sua aflição tenha suprimido seu apetite. Como acontece conosco: quando a provação chega à fome vai embora e as lagrimas são constantemente visíveis. As lagrimas são fruto, no caso deste salmista, não do choro normal de todo angustiado, mas resultado de uma tortura constante: onde está teu Deus? Essa pergunta agrava a "provação” de qualquer que seja o santo, por mais piedoso que ele seja. Não existe vida de oração e de consagração que não seja abalada por está pergunta.
OBS.: É por causa de situações como essa, que muitos homens estão deixando de esperar em Deus, e jogando fora sua esperança para confiar em coisas que eles próprios consideram lógicas. Uns não acreditam mais em um Deus soberano, só por que um avião caiu, ou um tsunami matou muita gente.
Não podemos deixar que mesmo essa pergunta abale a nossa fé.
Quando eu me lembro dessas coisas... Quando ia com alegria...festejavam. A pior parte da prisão não é quando você pensa por que está ali, mas quando você lembra-se da liberdade que não existe mais. O salmista estava lembrando com tristeza o tempo que ele tinha alegria junto aos que festejavam.
Nós temos que aprender a termos saudades dos tempos em que Deus se revelava a nós por meio da sua palavra, ou, nós sentíamos o calor do Espírito Santo por meio da oração e do quebrantamento. Tem crentes que a muito esfriaram na fé e não sentem saudades de como a vida tinha muito mais sentido quando se buscava a Deus. Todo crente pode viver um período na sua vida onde ele esfrie. Mas viver toda a vida de forma fria é aqui que muito conhecimento se torna prejudicial aos que estão vivendo a Teologia da Inércia.
Por que estas abatida ó minha alma por que te perturbas dentro de mim. Aqui, porém a dois males específicos: um é o desânimo e o outro é a inquietude. Uma situação como essa pode colocar a fé do mais forte dos crentes em "xeque", e fazê-lo ficar profundamente abatido. Quando ficamos abatidos, não nos desvencilhamos da sensação de inquietude. Calvino está certo quando diz que essa inquietude pode causar murmuração e queixas.
Quando havia um servo seu abatido, Deus sempre falava com ele de forma animadora, orientando que ele ampliasse sua visão. É o que acontece com Abraão: sai da tua tenda; é o que acontece com Josué: esforça-te e tem bom ânimo; e com Jeremias: corra com os cavalos. A Forma como Deus livrou esse Santo do desespero total foi fazendo com que ele gerasse um conflito interno, para poder não deixar de crer em um Deus poderoso que poderia estar lhe trabalhando, como também se interviria na sua História para mudar toda uma situação. Espera em Deus, pois eu ainda louvarei. O louvor era fruto de uma belíssima consciência que o povo de Israel tinha: louvar a Deus pela salvação que ele operava.
Espera em Deus... minha salvação e Deus meu... Os indícios não são poucos de que o salmista estivesse sendo castigado por Deus. Esse fato deixa claro, que, mesmo sendo castigado por Deus, ou sendo tratado pelo Senhor, um eleito não pode esquecer que sua salvação só pode vir do Senhor. Essa era a confiança do salmista. O Deus a quem ele anelava estar em sua casa era um Deus relacional. Um Deus pessoal, que se relaciona e se revela a seus filhos. Esperar em Deus indica esperar no único que pode inspirar nossa mente em momentos de extrema angustia.